sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

[Meio projeto/Meio artigo] Yamaha XJ6 e os veículos high poly

Depois de tanto me azucrinarem finalmente tomei coragem de abrir o ZModeler pra fazer uma coisa decente, rs

Sugestão de Murilo Silva de deixar a XJ6 mais leve, um entre vários outros pedidos desesperados e chorosos em meio a "pelos amores de Deus" e "faz logo essa porra carai!"

Em resumo, neste post eu falo sobre meu projeto em deixar uma XJ6 mais leve e vou um pouco mais além no assunto, faço uma comparação entre um mod low poly e high poly e mostro umas fotos de como está indo o projeto da XJ6.

Se gosta de ler então abra o post!


O blog estava sem postagem há um tempo, isso foi por causa desta galera aí xD
Iniciei esse projeto antes de ontem, eu acho, me subestimei demais quando decidi fazer, pensei que não iria dar certo, lembrei daquele Uno que tentei fazer do zero e deu fail:


 NÃO ESTOU FAZENDO A XJ6 DO ZERO
 Que fique bem claro, só estou editando um modelo já pronto!

Baixei o modelo mais leve da XJ6 (3.82 MB de dff) que encontrei e comecei a editar já sem nenhuma fé, mas foi dando certo, empolguei e os resultados compartilho com vocês, remodelei peças que pensei que eu não seria capaz de modelar, estou tão confiante resolvi fazer essa postagem! xD
Tamanho atual depois de eu dar um trato, de 3.82 MB está agora com 1.85 MB de DFF
Não removi peças, quer dizer, removi sim e remodelei com menos polígonos

Mas o que é polígono?

Em termos de design 3D, são faces triangulares (ou quadradicular) que juntas formam um objeto, todo objeto 3D é formado por pequenos triângulos, dependendo do veículo que você tiver instalado no seu GTA você pode observar um reflexo branco (ou brilho especular) com formas triangulares, aquilo são os polígonos do veículo.
Nota: quanto menos polígonos, mais leve é um modelo 3D.

E já reparou que temos uma categoria de veículos Low Poly ("poucos polígonos" no bom português)? Pois é, é lá que tem os veículos com uma quantidade muito baixa de polígonos, o tamanho do dff se assemelha ao de um veículo original do jogo, esse tipo de mod roda em QUALQUER pc.

Voltando à moto

Abri essa moto no ZModeler e tive uma estranha surpresa, encontrei pistas de que este mod já havia sido editado antes, tinha fiapos de polígonos pra todo canto, o mais marcante foi o escapamento, dava pra ver claramente um pedaço dela no motor.


Tinha peças low poly misturadas com peças highpoly (muitos polígonos), e isso me levou a concluir que essa moto já tinha sido otimizada antes, por isso era o modelo mais leve que encontrei, não cheguei a postar aqui pois ultrapassou nosso teto de 3 megas de dff.

Outras versões da XJ6 que eu tinha tinha baixado eram ultra detalhados, descobri que alguns eram modelos do site Humster3D, que é um site onde é comercializado modelos 3D, inclusive veículos, vi uma quantidade boa de veículos desse site sendo adaptados para o GTA SA e isso me preocupa pois a maioria (ou quase todos) os modelos de lá são high poly, e o resultado são veículos com o dff passando fácil dos 20 MEGAS.

Só pra você ter ideia, peguei uma moto original do jogo, mais um tipo de moto geralmente postado aqui e uma do Humster3D convertida para o GTA SA, e comparei a quantidade de polígonos e o tamanho do DFF:

Moto original do GTA SA:

PCJ-600
Polígonos (com todos os extras, chassis_vlo e sombra): 3.917
Tamanho DFF: Aproximadamente 206 KB

Tipo de moto geralmente postada aqui na MGL:

Yamaha R6 2006 w/ 2015 Livery

Polígonos (com chassis_vlo e sombra, não possui extras): 48.552
Tamanho DFF: Aproximadamente 2.4 MB

Moto high poly, do Humster3D

Yamaha XJ6 White and Red

Polígonos (com sombra, não possui extras e chassis_vlo): 571.376
Tamanho DFF: Aproximadamente 23.3 MB

MAIS DE 500.000 POLYS NUMA MOTO!!!

Não quero desmerecer o tabalho de quem converte/faz esses veículos para o GTA SA, sei que dá trabalho, ter um modelo 3D pronto é só meio caminho andado, tem ainda as partes de separar as peças, texturizar, adaptar as luzes, a posição do player sentar etc

Mas quero mostrar uma alternativa como o site Pack 3D Models, é um site russo (tem versão em inglês), nele contém vários modelos extraídos dos mais variados jogos, inclusive Driver San Francisco, NFS (Underground, Shift etc.), infelizmente quase não tem motos brasileiras lá, apenas uma CB600 Hornet (no site ta Hormet :/).

Não tenho muita certeza, mas creio que muitos veículos convertidos do Need for Speed e outros jogos de corrida que publiquei aqui tenham vindo de lá.

Agora voltando ao projeto

Essa é a moto original (de Vit782 e Fabricioduartttte) que escolhi editar, como já dito ela tem 3.82 MB de DFF

 Ela tem alguns probleminhas como o farol dianteiro inacabado, painel 2D (apenas textura) e alguns polígonos se sobrepondo a outros, fazendo certas partes (como os pisca alertas) ficarem "piscando".

Segue uma lista do que eu fiz até agora:
-Farol dianteiro 100% remodelado
-Adicionado novo painel (em 3D, pretendo deixa-lo funcional)
-Melhorado o efeito do cromo
-Disco de freio e peças menores refeitas
-Fiapos de polígonos solto excluídos
-Retirado polígonos em pontos cegos (áreas não visíveis como o interior do motor etc.)

Ainda falta:
-Refazer o farol traseiro
-Refazer os piscas
-Texturizar o guidão
-Peças extras; suporte de placa e chave na ignição
- Adaptar ao Steering e Imvehft (já é adaptado ao Imvehft pelo autor, porém as texturas dos faróis não acendem)
-Talvez uma versão motovlog: com uma GoPro no para-lama como peça extra e braços colados no guidão.

Minha intenção com esse mod é simples, deixar ela PERFEITA, inclusive com o painel detalhado e funcional (com o mínimo de polígonos possível).

A moto está agora com 1.84 MB de DFF, resultado ótimo! Mas creio que não da pra deixar mais leve, deve ficar nesta faixa até o final do projeto.
A XJ6 original você pode baixar neste link: https://goo.gl/5CSs67
Não sei de qual ano é essa moto, nesse site do link o post é de 2013, então esse modelo da XJ6 deve ser mais menos nessa faixa, se alguém souber avise.

Prints:
Partes refeitas por mim, farol, disco de freio e a roda (exceto o pneu)
O disco de freio ta meio feio, eu fiz essa textura mas não ficou muito bom, se alguém tiver uma foto de um disco de freio original da XJ6 me mande, seja por link ou pelo facebook (atravéz da página da MGL)

No jogo:

Dicas sujestões e críticas são bem vindas o/

Abrir Comentários

30 comentários

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *