Depois de tanto me azucrinarem finalmente tomei coragem de abrir o ZModeler pra fazer uma coisa decente, rs

Sugestão de Murilo Silva de deixar a XJ6 mais leve, um entre vários outros pedidos desesperados e chorosos em meio a "pelos amores de Deus" e "faz logo essa porra carai!"

Em resumo, neste post eu falo sobre meu projeto em deixar uma XJ6 mais leve e vou um pouco mais além no assunto, faço uma comparação entre um mod low poly e high poly e mostro umas fotos de como está indo o projeto da XJ6.

Se gosta de ler então abra o post!


O blog estava sem postagem há um tempo, isso foi por causa desta galera aí xD
Iniciei esse projeto antes de ontem, eu acho, me subestimei demais quando decidi fazer, pensei que não iria dar certo, lembrei daquele Uno que tentei fazer do zero e deu fail:


 NÃO ESTOU FAZENDO A XJ6 DO ZERO
 Que fique bem claro, só estou editando um modelo já pronto!

Baixei o modelo mais leve da XJ6 (3.82 MB de dff) que encontrei e comecei a editar já sem nenhuma fé, mas foi dando certo, empolguei e os resultados compartilho com vocês, remodelei peças que pensei que eu não seria capaz de modelar, estou tão confiante resolvi fazer essa postagem! xD
Tamanho atual depois de eu dar um trato, de 3.82 MB está agora com 1.85 MB de DFF
Não removi peças, quer dizer, removi sim e remodelei com menos polígonos

Mas o que é polígono?

Em termos de design 3D, são faces triangulares (ou quadradicular) que juntas formam um objeto, todo objeto 3D é formado por pequenos triângulos, dependendo do veículo que você tiver instalado no seu GTA você pode observar um reflexo branco (ou brilho especular) com formas triangulares, aquilo são os polígonos do veículo.
Nota: quanto menos polígonos, mais leve é um modelo 3D.

E já reparou que temos uma categoria de veículos Low Poly ("poucos polígonos" no bom português)? Pois é, é lá que tem os veículos com uma quantidade muito baixa de polígonos, o tamanho do dff se assemelha ao de um veículo original do jogo, esse tipo de mod roda em QUALQUER pc.

Voltando à moto

Abri essa moto no ZModeler e tive uma estranha surpresa, encontrei pistas de que este mod já havia sido editado antes, tinha fiapos de polígonos pra todo canto, o mais marcante foi o escapamento, dava pra ver claramente um pedaço dela no motor.


Tinha peças low poly misturadas com peças highpoly (muitos polígonos), e isso me levou a concluir que essa moto já tinha sido otimizada antes, por isso era o modelo mais leve que encontrei, não cheguei a postar aqui pois ultrapassou nosso teto de 3 megas de dff.

Outras versões da XJ6 que eu tinha tinha baixado eram ultra detalhados, descobri que alguns eram modelos do site Humster3D, que é um site onde é comercializado modelos 3D, inclusive veículos, vi uma quantidade boa de veículos desse site sendo adaptados para o GTA SA e isso me preocupa pois a maioria (ou quase todos) os modelos de lá são high poly, e o resultado são veículos com o dff passando fácil dos 20 MEGAS.

Só pra você ter ideia, peguei uma moto original do jogo, mais um tipo de moto geralmente postado aqui e uma do Humster3D convertida para o GTA SA, e comparei a quantidade de polígonos e o tamanho do DFF:

Moto original do GTA SA:

PCJ-600
Polígonos (com todos os extras, chassis_vlo e sombra): 3.917
Tamanho DFF: Aproximadamente 206 KB

Tipo de moto geralmente postada aqui na MGL:

Yamaha R6 2006 w/ 2015 Livery

Polígonos (com chassis_vlo e sombra, não possui extras): 48.552
Tamanho DFF: Aproximadamente 2.4 MB

Moto high poly, do Humster3D

Yamaha XJ6 White and Red

Polígonos (com sombra, não possui extras e chassis_vlo): 571.376
Tamanho DFF: Aproximadamente 23.3 MB

MAIS DE 500.000 POLYS NUMA MOTO!!!

Não quero desmerecer o tabalho de quem converte/faz esses veículos para o GTA SA, sei que dá trabalho, ter um modelo 3D pronto é só meio caminho andado, tem ainda as partes de separar as peças, texturizar, adaptar as luzes, a posição do player sentar etc

Mas quero mostrar uma alternativa como o site Pack 3D Models, é um site russo (tem versão em inglês), nele contém vários modelos extraídos dos mais variados jogos, inclusive Driver San Francisco, NFS (Underground, Shift etc.), infelizmente quase não tem motos brasileiras lá, apenas uma CB600 Hornet (no site ta Hormet :/).

Não tenho muita certeza, mas creio que muitos veículos convertidos do Need for Speed e outros jogos de corrida que publiquei aqui tenham vindo de lá.

Agora voltando ao projeto

Essa é a moto original (de Vit782 e Fabricioduartttte) que escolhi editar, como já dito ela tem 3.82 MB de DFF

 Ela tem alguns probleminhas como o farol dianteiro inacabado, painel 2D (apenas textura) e alguns polígonos se sobrepondo a outros, fazendo certas partes (como os pisca alertas) ficarem "piscando".

Segue uma lista do que eu fiz até agora:
-Farol dianteiro 100% remodelado
-Adicionado novo painel (em 3D, pretendo deixa-lo funcional)
-Melhorado o efeito do cromo
-Disco de freio e peças menores refeitas
-Fiapos de polígonos solto excluídos
-Retirado polígonos em pontos cegos (áreas não visíveis como o interior do motor etc.)

Ainda falta:
-Refazer o farol traseiro
-Refazer os piscas
-Texturizar o guidão
-Peças extras; suporte de placa e chave na ignição
- Adaptar ao Steering e Imvehft (já é adaptado ao Imvehft pelo autor, porém as texturas dos faróis não acendem)
-Talvez uma versão motovlog: com uma GoPro no para-lama como peça extra e braços colados no guidão.

Minha intenção com esse mod é simples, deixar ela PERFEITA, inclusive com o painel detalhado e funcional (com o mínimo de polígonos possível).

A moto está agora com 1.84 MB de DFF, resultado ótimo! Mas creio que não da pra deixar mais leve, deve ficar nesta faixa até o final do projeto.
A XJ6 original você pode baixar neste link: https://goo.gl/5CSs67
Não sei de qual ano é essa moto, nesse site do link o post é de 2013, então esse modelo da XJ6 deve ser mais menos nessa faixa, se alguém souber avise.

Prints:
Partes refeitas por mim, farol, disco de freio e a roda (exceto o pneu)
O disco de freio ta meio feio, eu fiz essa textura mas não ficou muito bom, se alguém tiver uma foto de um disco de freio original da XJ6 me mande, seja por link ou pelo facebook (atravéz da página da MGL)

No jogo:

Dicas sujestões e críticas são bem vindas o/

30 comentários:

  1. Estou Ancioso , Deixa ela com a Dff 1,5 Já Tá Otimo ou ate 1,9 , Espero Um Marcopolo G7 Bem Modelado mais Leve Tipo So Por Fora pq Tem Um Leve que é Muito Diferente de um Marcopolo G7 , Queremos tbm Viatura de Sp Leve com dff ate 1,8 é Muito Dificil A Gente Encontrar Espero Ter Dado As Sugestões Corretas <3 Feliz Natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1.5 de dff acho bem difícil, quero chegar o mais próximo disso aí.
      Bem, não era esste tipo de sujestão q eu esperava kkk viaturas de SP já tem umas aq, ônibus ja é complicado, tem poucos postados aq, infelizmente nenhum é nacional

      Excluir
  2. eu tenho uma xj6 q e leve tbm , acho q pesa 4 mb de dff , e ela n da lag e meu pc e ruim , vou ver se upo aqui ae te mando blz ? o rizoma dela e dourado , e o painel ta perfeito , e ela ta so o cano ;) - https://mega.nz/#!PgsWVLhC!v6RTj6OfAYNliMx__t8_UTnVlW4biI_x7BVdqO7sgvM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 5.34 MB na verdade xD. Gostei demais deste modelo, é mais atual e bem mais bonita, onde você econtrou ela? preciso ver os créditos dos autores

      Excluir
    2. Eu Pesquisei Por Mais De 2 Horas Quem Fez e Não Achei Mais Me Lembro Que Foi Postada La No Gtaall.com , Ae Acho Que o Autor Excluiu Dps De Uma Semana . Mais a Moto Que Fizeram Que Foi Quase Igual a Que Mandei Foi Do Autor - VitooR3D
      Nathan1881 , Qualquer Coisa Bota Que Nao Sabe e Que Qualquer Coisa Comenta Que Tu Bota Blz , Espero Ver Ela Aqui <3 Se Puder Traz Uma Meiota Vermelha e Branco Com Churrasqueira , Assim - http://www.gtasa.com.br/2015/05/yamaha-xt-660r-v2.html

      Excluir
    3. Vish, vou procurar dps, vou continuar cm essa do post, mais pra frente talvez eu faça cm essa nova.
      Meiota já tem aq no blog, não tão bem feita quanto essa do link mas quebra um galho, e não tenho planos pra ediar uma tão cedo

      Excluir
    4. Seguinte Ricardo MDS Eu Achei o Autor Ate Que Enfim Ele Repostou a Moto , O Nome Do Autor e jv244 , E a Pagina Que Ele Postou e Essa - http://www.gtaall.com.br/gta-san-andreas/bikes/86757-yamaha-xj6.html

      Excluir
  3. Opa mano vlw por atender meu pedido (MURILO SILVA) AQUI

    ResponderExcluir
  4. mano nmrl para de fazer a moto n pq ta ficando foda

    ResponderExcluir
  5. RICARDO ME ENSINA A MODELAR ( Faço xj6 levinha em uns dois dias ) pfv véi ! Se tiver skp´adiciona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é tão fácil assim n man leva alguns dias,

      Excluir
    2. Meses ou anos na verdade, modelar é fácil, agora modelar algo que vc quer (com todos os detalhes bonitinho) q é difícil. Não manjo modelar mto, tudo q aprendi (q é pouco) foi cm tutoriais de YouTube e raciocinio lógico. Tenho muito q aprender ainda antes de ensinar

      Excluir
  6. man contina plzzz ta top

    pergunta: acha q o txd e o dff vão ficar leves?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw!!
      Os arquivos já estão leves, ta com 1.7 MB o DFF (hoje, 27/12), o txd ainda não otimizei

      Excluir
  7. man ta muito bom ontinua cara, se vc puder colocar branca e vermelha como a do maiki021 (motovlogger veja no youtube) seria top XD ta linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de terminar o projeto tenho planos pra deixar ela branca com detalhes em dourado (como a do ALN1001), depois quem sabe libero outras versões de outros motovloggers, incluindo a do maiki021

      Excluir
    2. vlw tio

      ela tem previsão pra sair??
      (sem querer te apressar)

      Excluir
    3. Era pra sair essa semana ou semana q vem, só q tive um imprevisto e agr não tenho um prazo certo

      Excluir
  8. Até que fim uma xj6 leve cara PFV coloca os adesivos na xj6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou deixar só o adesivo escrito "XJ6" assim como a original de 2013, vou deixar o DFF desbloqueado pra quem tiver afim de fz algumas modificações nela

      Excluir
  9. Nossa muito foda isso vei vcs sao uns otimos modeladores, deixar uma moto tao pesada leve, eu queria saber como vcs fazem isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw!! Tô meio longe de ser ótimo kk
      Leia o post :/

      Excluir
  10. tem previsão de lançamento do mod
    Obrigado

    ResponderExcluir

Gostou do mod? Dê sua opinião!

Antes do seu comentário ser publicado ele passará pela moderação;
.Comentários com pedidos não serão publicados, mas serão lidos pelo ADM e se possível serão atendidos
.Dicas são bem vindas
.Críticas e elogios sobre o mod também são bem aceitas

Abrir Chat

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

CURTA NOSSA PAGE
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Posts Relacionados